sábado, 30 de outubro de 2010

Discipulado - Persistência na Oração

PERSISTÊNCIA NA ORAÇÃO
Lucas 11
Esse capitulo começa com algo muito interessante, Jesus  estava orando em um certo lugar; e podemos ver varias ocasiões em que Jesus orava (Lc 5:16), no seu batismo (Lc 3:21), na escolha dos doze (Lc 6:12), quando perguntou aos discipulos quem Ele era (Lc 9:18) e em sua transfiguração (Lc 9:29). Os discípulos sabiam que ele se retirava com freqüência para orar sozinho (Mc 1:35), o escritor de Hebreus fala que Jesus “orava e suplicava” (Hb 5:7).
Podemos dizer que Jesus era persistente na oração, tanto que e os seus discipulos lhe pediram que os ensinassem a orar; não pediram que lhes ensinassem a pregar ou a fazer grandes sinais, porque isso eles já faziam, pois Lucas relata esse acontecimento após o envio dos setenta, Lucas10.
Os discipulos queria aprender a orar, algo que Jesus já havia ensinado no sermão do monte Mt 6:9:15, mas não somente a orar eles queriam ser persistentes na oração, mas afinal porque eles queriam aprender a serem persistentes na oração? Nesse texto de Lucas 11 aprenderemos isso.
A Persistencia na oração depende de alguns principios:
1.    Relacionamento com Deus, (vrs 2); Jesus começa a oração falando Pai, e termina a lição com enfase sobre Deus como Pai (11-13)  no aramaico seria Abba, “paizinho” (Mc 14:36, Rm 8:15, Gl 4:6) ou seja uma intimidade, uma íntima afeição, o que exclui a possibilidade de uma familiaridade superficial. (Shedd). Um relacionamento proximo com Deus como pai, nos leva a conhece-Lo e saber que Ele nos conhece e nos ama, e por isso não preciso temer sua resposta.
2.    Visão do Reino de Deus (vrs 2); isso envolve responsabilidades: honrar o Reino de Deus e fazer a Sua vondade, e a Sua vontade é que o Reino cresça, e para isso tenho que deixar que as minhas vontades e desejos estejam em segundo plano em minha vida, tudo está ligado ao meu relacionamento com o meu Pai, que é o dono desse Reino, buscar fazer com que esse reino seja conhecido e que cresça. Os apóstolos recebem de Cristo a missão de proclamar o Evangelho do Reino (Mt 10,7). Visao do Reino é pedir que Deus nos use para realizar aquilo que Ele deseja, de tal forma que seu nome seja glorificado e seu Reino expandido.
3.    Dependencia total à Deus (vrs 8). A persistencia na oração não é uma tentativa de fazer Deus mudar de idéia (“seja feita a tua vontade”), Jesus aqui usa uma argumentação do menor para o maior, como também nos vrs 11-13. A persistência na oração é algo continuo (vrs 9), os tempos verbais aqui são importantes: “Pedi e continuem pedindo… Não é somente quando precisamos, ai voltamos para o primeiro principio (“Paizinho”), relacionamento; Jesus fala chama isso de “permanecer” João 15, esse permenecer nos diz relacionamento intimo com Deus. Ou seja de reconhecer a minha dependencia total a Ele e Sua vontade.
 Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você (te basta), pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim”. 2 Corintios 12:9

Conclusão: Uma pessoa que é persistente na oração revela que tem intimidade com Deus, que se interessa por aquilo que esta no coração dEle e faz o possível para poder agrada-lo, e por ultimo como consequencia mostra a sua dependencia total a Ele.

Sara Nossa Terra Portugal - Equipa Vida Plus
Jonny Petterson Carneiro

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

John Piper - Faça Guerra

Vivendo em Plenitude I

João 1:16 - E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.

Salmos 2:8a – Pede-me e eu te darei as nações por henrança …

Colhendo além dos Limites

Cada discípulo é um celeiro de sonhos e por isso terá direito a uma colheita além dos limites, vivendo um histórico do sobrenatural de Deus. Ele nos chamou para uma colheita muito poderosa, de forma que não consigamos contabilizar o número das bênçãos.

O Senhor quer encaminhar-nos para lugares que homens comuns não entendem, a não ser pelo espírito. A bíblia diz que José tirou uma nação, o Egipto, de uma catástrofe porque possuía sabedoria e unção.

Precisamos ser como José. Para termos uma colheita extraordinária, além do limite, é necessário ter sabedoria, inteligência, administração. Porque para ver um sonho realizado é preciso agir. Não adianta sonhar muito e não agir.

Depois de colher também é fundamental saber administrar a colheita. Isso só é possível para homens e mulheres possuídos pelo Espírito Santo de Deus. Quem é cheio do Espírito Santo muda toda a sua geografia, entra em novos céus e joga fora os céus de perturbação.
Creia que não existe campo difícil, o que existe é uma falta de compromisso com o campo.

Para ter compromisso e ver os sonhos se cumprindo, é necessário:

1. Focar as forças no que dá resultado:
Focar as forças no que dá resultado significa não fazer o que Deus não mandou. Parece óbvio, mas muitos pecam neste ponto. Quantas pessoas que conhecemos e estão exaustas, sentindo-se cansadas e sobrecarregadas, porque estão gastando tempo no que não deveriam e deixando de investir no que Deus realmente quer. Terra não dá frutos com ordem, mas através de sementes plantadas. Não basta profetizar temos que trabalhar duro.

2. Criar alvos possíveis:
Criar alvos possíveis fala de ser a pessoa certa para realizar a grande colheita, como aconteceu com José. Ele contou o sonho a Faraó e foi tido pelo Rei como a pessoa certa para administrar o Egito. Você precisa estar convencido de que é a pessoa certa para fazer uma grande colheita.

Se você crer, fará a melhor e maior colheita de todos os tempos. Mas para isso é necessário lançar fora todo o medo, expor-se e conquistar. Isso tudo sem se importar com o relógio, com o que está acontecendo com as pessoas a sua volta.

Muitos arrefecem nos sonhos e não crêem que podem colher, porque está demorando.

O homem e a mulher de Deus precisam crer que pode até demorar, levar décadas, anos, meses, mas um dia chega a hora e o tempo certo para o Senhor fazer o que está no seu coração.

Chegou a sua hora, o relógio girou. Esta é a hora da maior conquista de todos os tempos. A guerra tem hora para começar e para acabar. Creia, porque a bíblia diz que aquele que crê jamais será confundido.

Busque sabedoria, competência, conhecimento sobre o território que Deus entregou em suas mãos. Deus não entrega rotas a medíocres, mas a homens ousados que conquistarão a sua cidade. Peça a Deus inteligência, sabedoria, unção administrativa e ele lhe dará.

José foi um homem que desde a casa do seu pai e por onde passou, todos queriam colocá-lo para baixo, mas ele era líder e por onde passava expressava a sua liderança. Deus está forjando em você o caráter de líder. Tudo tem um tempo e é preciso começar pelo lugar certo.

Você pode imaginar o que aconteceria se José começasse sua liderança por Faraó, e não tivesse passado pelos lugares que passou? Por certo, não conseguiria ser quem foi, pois não teria passado pelo treinamento. O homem de Deus precisa entender os processos de Deus em sua vida.

O lugar onde você está e os passos que você tem dado são para treinar a sua liderança, para prepará-lo para o lugar onde Deus quer colocá-lo. Ele quer despertar a sua liderança e mostrar que o líder precisa ser bem treinado.

3. Trazer uma consciência coletiva:
Você precisa crer que nunca está só. Por onde José passava, havia pessoas com as quais ele podia treinar a sua liderança e ser preparado para o lugar de honra no qual seria colocado. José sabia se relacionar – Ele abençoava os outros com sua habilidade.

E esse momento chegou. Ao se apresentar a Faraó, depois de decifrar o sonho que este havia tido, o Rei foi obrigado a reconhecer que ele era o melhor para tratar na coletividade.

Faraó deu a José o nome de Zafenate-Panéia e o casou com Azenate (Génesis 41:45). Zafenate-Panéia significa resolver causas impossíveis. A palavra que você precisa para ter mudança em sua vida e ministério, conquistar o que Deus tem para entregar-lhe, é saber trabalhar na coletividade, é não empurrar outros para a guerra, mas compreender que devem ir juntos.

Você fará uma colheita sem limites. Deus irá usá-lo no sobrenatural. Tudo o que você precisa fazer é submeter-se a sua palavra.

A bíblia diz que muitos saem, mas nem todos chegam. Então, o fundamental não é a saída, mas a chegada. Deus não tem limites para abençoar. A chamada é para uma colheita além dos limites. Isso fala de estar disponível a viver um teste diariamente e ser aprovado. só depende de nós.

Plante para colher. Só colhe quem planta. E para plantar é preciso esforço para passar pelo treinamento e ser aprovado. Para ser aprovado, tem que aprender sobre saber esperar.

Existe um tempo para todas as coisas:
Saber esperar é uma dádiva divina, um presente de Deus. Há pessoas que não sabem esperar o tempo certo para colher, acabam desejando uma bênção prematura. Em Daniel 3, está escrito que Deus rege os tempos e as estações. E em Eclesiastes 3, a bíblia diz que existe um tempo determinado por Deus para todas as coisas.

É preciso saber esperar o tempo formoso e perfeito do Senhor, pois quando ele responde não deixa dívidas do passado. Quem espera o tempo de Deus jamais será envergonhado (Joel 2:11-27).

Há um tempo de espera para colher as eiras cheias. A eira é o lugar que recebe o trigo após ser depurado, quando a palha é lançada fora e só fica a essência. Isaías 1:19 - Diz que se quisermos e obedecermos ao Senhor, comeremos o melhor desta terra.

Você está disposto a colher o melhor da terra? Então, semeie.